IVECO - Stralis GNL Natural Power

IVECO - Stralis GNL Natural Power 

5/23/2012 5:57 PM 

IVECO Apresenta o Stralis GNL Natural Power em Amsterdão

A IVECO, sociedade do Grupo Fiat Industrial, apresentou recentemente o novo Stralis GNL, por ocasião do salão “Bedrijfsauto 2012”, realizado no centro de exposições RAI em Amsterdão. Trata-se da versão a gás natural liquefeito do modelo Stralis, ideal para distribuições de média distância e também para entregas nocturnas, comercializado a partir de agora na Europa.
O Stralis GNL Natural Power é ideal para as missões de distribuição de âmbito regional e nacional, como por exemplo de combustível. O modelo assenta num tractor de dois eixos, com semi reboque, e surge dotado de um motor Cursor 8 a gás natural que debita 330 cv de potência. Conta com caixa manual, sistemas Intarder e EBS de série, tendo sido concebido para o transporte entre as 18 e as 40 toneladas.
Actualmente, o emprego de veículos de gás natural representa um investimento de grande impacto social, mas também um valor económico para o cliente. Uma das vantagens principais da tecnologia GNL (Gás Natural Liquefeito) é a maior autonomia do veículo, que pode chegar aos 750 km.
Para além dos benefícios em termos de redução de emissões, já conseguidos com a tecnologia GNC (Gás Natural Comprimido), o GNL permite reduzir o peso do veículo e aumentar a capacidade de carga.


“A tecnologia dos veículos a gás natural representa uma prioridade na actividade da IVECO. Fomos, de facto, um dos poucos construtores a ter uma visão relativa à importância do gás natural como fonte de energia alternativa”, declarou Alessandro Mortali, Vice-Presidente Sénior da Gama de Pesados IVECO.
Desde 1995 que a IVECO dá a máxima atenção à propulsão a gás natural e hoje, além de ser a única empresa de veículos comerciais e industriais a oferecer uma gama inteira de veículos movidos a este combustível, é líder europeia na pesquisa e comercialização deste tipo de veículos, com 11.000 unidades a circular no parque de empresas privadas e de administração pública.


Nos veículos que utilizam a tecnologia GNC, o metano é armazenado na forma de gás em tanques de aço inoxidável com 200 bar de pressão. Nos veículos GNL, em vez disso, o gás natural liquefeito é armazenado no estado líquido a uma temperatura negativa de 125ºC em tanques criogénicos e é transportado para o motor, como gás natural em estado gasoso, depois de ter sido aquecido num permutador de calor.
A oportunidade de mercado para estes veículos aponta, em especial, para as áreas da distribuição alimentar e de combustíveis, operadores logísticos e de distribuição nocturna, onde o nível de ruído reduzido é assegurado por motores de combustão controlada. Em média, a redução de ruído de um veículo Stralis alimentado com gás natural situa-se entre os 3 e os 6 decibéis, em comparação com um veículo de potência igual equipado com um motor Diesel.


Recentemente, estes veículos foram testados por grandes clientes na Europa: os resultados obtidos são positivos e demonstram que podem ter uma ampla gama de utilizações, para missões diversificadas no âmbito da distribuição.


Os modelos GNL estarão, em breve, disponíveis na versão rígida de 2 ou 3 eixos, para fins urbanos e extra-urbanos, equipados com caixa de 16 velocidades e retardador hidráulico ou, alternativamente, com uma transmissão automática de seis velocidades com conversor de binário hidráulico e retardador. Por seu turno, o motor Cursor 8 a gás natural respeita já o limite de emissões da normativa Euro VI, que entrará em vigor em 2014.
Os veículos comerciais da Iveco a gás natural podem usar o bio-metano, uma das fontes de energia renováveis com as melhores credenciais em termos da redução de emissões de CO2.

 
IVECO
A IVECO, empresa do Gruppo Fiat Industrial, desenha, fabrica e comercializa uma vasta gama de veículos comerciais ligeiros, médios e pesados, camiões de todo-o-terreno, autocarros urbanos, interurbanos e de longo curso, assim como veículos especiais para variadas aplicações, como o combate a incêndios, missões fora-de-estrada, defesa e proteção civil.
Empregando cerca de 25.000 pessoas, a IVECO produz em 11 países com recurso a tecnologia de excelência. Para além da Europa, a companhia opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Cerca de 5.000 pontos de vendas e serviço em mais de 160 países garantem apoio técnico a qualquer veículo IVECO que esteja a operar, em qualquer ponto do mundo.
Castanheira do Ribatejo, 7 maio 2012.

## ##